terça-feira, 30 de agosto de 2011

Util. publica parte 1

Oi pessoal,

Hoje eu resolvi falar um pouco a respeito de escolas e daycares por aqui.
Todos sabem que o governo daqui nos oferecem uma ajuda de custo para aqueles que aqui chegam com criancas. Temos o child tax benefit que eh uma contribuicao mensal  que eh calculado conforme sua income tax. num valor max de $500 dolares mensais por crianca. Temos tambem o child care subsidy que eh um valor x tb calculado em cima da income tax na qual o governo destina esse montante para o daycare que a crianca estiver.
Eh importante saber que no caso do subsidio , alem de vc aplicar p/ ele eh bom que tambem visite os daycares ao redor de onde mora e coloque o nome da crianca na waiting list do daycare mais proximo.
Ou seja, vc estara na lista de espera do subsidio e paralelamente do daycare escolhido ( Se possivel escolha 3 daycares ). Para isso sera preciso que os pais estejam trabalhando ou estudando fulltime para que o subsidio seja liberado.
Uma coisa que tenho percebido eh que existem poucos daycares que pegam bebes abaixo de 15 meses e consequentemente a lista de espera para infants eh grande. E por outro lado, existem varios daycares que pegam pre-school ou school-age mais o numero de criancas nesse estagio eh absurdamente grande o que tambem eh dificil achar vaga. Entao coloque as criancas o mais rapido possivel nas listas , caso necessario.

Quando chegamos, eu liguei e coloquei a Christal na waiting list do subsidio e eles nos enviaram logo em seguida uma carta com o file number e a confirmacao de que ela estava na fila para o child care juntamente  com lista que continham os daycares ao redor de onde moravamos, porem, mal sabia eu que  tambem precisava por ela na lista dos proprios daycares.

Apos o nascimento do Yago eu liguei p/ children service p/ saber de como estava a situacao e por o bb tmb na fila para o subsidio. Tudo ok. Aguardando novamente. Mudei de endereco , contactei o subsidio para atualizar e recebi novamente uma nova lista com os daycares aqui ao redor de Etobicoke. Dessa vez, cansada de esperar, fui ate um deles para conversar a respeito e fui surpreendida ao saber que a Chris ja deveria estar na lista dos daycares escolhidos por mim desde a primeira vez que aplicamos assim que chegamos. DAMN IT! Eu nao sabia !!! Pra mim seria apenas escolher o daycare e ligar p/ subsidio indicando os escolhidos por mim... mas na na ni na , alem de escolhe-los, eu deveria ter ido la e registrado ela na lista de espera deles.Quanto tempo perdido...poxa vida, fiquei tao chateada!

Bom, com as aulas voltando agora dia 06/09 eu ja estou me programando p/ voltar p/ escola ou arrumar um novo emprego fulltime. Ontem fui ate a escola da baixinha aqui na minha area e para minha surpresa, eles nao tem espaco. Nada de panico, fui ate outra escola mais acima e eles nao tem o Sr Kindergaten fulltime...
Mas como eu posso estudar fulltime ou trabalhar se as criancas nao estudam fulltime?
Fui na ultima escola conversar e descobri que eles tem o Sr Kindergaten e daycare na mesma escola. Me dirigi ate o daycare e perguntei se eles tinham espaco p/ Chris, e ouvi a supervisora me falar : yes , we do !
Nossa, nao acreditei!!! Liguei imediatamente p/ subsidio dizendo que havia achado o spot p/ Chris e que comecaria a estudar em 2 semanas fulltime e pra minha surpresa ouvi o rapaz do outro lado da linha me dizer: It doesnt matter if u found a spot for Christal. You must need to find a spot for your baby first.

Sabem pq ?
Conto no prox. post ... pq tem nenem reclamando aqui. =)




3 comentários: