terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diferencas consideraveis

Oi pinguins

Pronto, arrumei um tempinho pra escrever  =)))
Quem esta no processo de imigracao ou esta vindo para ca deve ter em mente que por mais que falam do fato do Canada ser um pais sem pre-conceitos, ele existe , sim.
Conforme vc vai conhecendo pessoas e criando com elas uma intimidade melhor os pontos de vistas e opinioes vao sendo revelados e vc passa a perceber que tudo eh aceito mas nem tudo eh falado... eh na verdade bem politico. As pessoas toleram mas de fato nao se misturam.
Ha 6 meses atras a Chris comecou a evitar a ida pra escola vindo  com  cada desculpa que me fez parar para pensar no que estava acarretando isso, uma vez que ela sempre foi a primeira a levantar e se arrumar para ir. Fui falar com a professora e ela me disse que era devido a uma das amiguinhas dela porque vinham brigando... mas disse que era normal.
Pois mais 1 mes se passou e com isso o caso foi se agravando chegando ao ponto da Chris passar mal ao chegarmos na esquina da escola. Nesse dia eu a peguei e a levei ao High park para um passeio e assim podiamos conversar e eu entederia tudo. BULLYING !
Assim que cheguei em casa fui pesquisar e ler a respeito do assunto, so assim poderia ir a escola e debater com a professora a respeito.
A coisa eh tao seria que no proprio site do toronto school board tem uma cartilha a esse respeito e devidamente esclarecido que aqui no CANADA Bullying eh proibido e potencialmente destruidor.

Pois fui ate la e eu e a professora conversamos por horas. Mas uma das minhas perguntas foi: Pq eu nao fui contactada por vc , que sempre foi ciente de tudo e mais perfeitamente do que eu, entende do assunto?? Resposta foi clara : Because the school have been working on it.

Passaram 2, 3 ...4 meses e as coisas nao melhoraram muito. Mas o fim das aulas vieram e assim eu fiquei um pouco mais tranquila porque ate onde sabia, a menina nao iria para a msm sala da Chris.

Primeiro dia de aula estamos la e ... batata ! La esta a fulaninha.
Veio ate nos acompanhada com a mae e nos comprimentou exemplarmente.
Mas no seg. dia de aula comeca a Chris com nervosos , calafrios e vomitos ao chegar na escola.
So, that's enough !
Fui ate a principal e comentei tuuuudo. Pra minha surpresa, a principal nao sabia de NADA !
Loooogico que depois que eu falei que era um absurdo, que era lamentavel ela nao saber de nada,  uma vez que a outra professota da Chris me disse que ja havia sido comunicado caso de bullying na escola dela ... enfim ela levantou e foi ate a sala da Chris.

Meu coracao faltou sair pela boca ao ouvir a minha filha narrar todas as coisas feitas e ditas para a principal. Mas no resumo de tudo, eu posso falar que : cultura eh uma coisa extremamente relevante ao se considerar o fato da escolha da escola. A Chris esta indo p/ publica e com isso toooodo o pessoal que segue outras culturas ( Middle east ) e ceitas estao la.
Christal era vista como evil na escola por nao usar o famoso veu. Falavam que dentro dela havia fire e que ela nao iria ser amiga de ngm...  Isso foi so o comeco de tudo que foi dito.

Fiquei passada ne ? Mas agora tudo esta resolvido... principalmente agora que fui ate a mae da fulaninha pra ter uma conversa bem franca e falar p/ ela algumas coisas ... ainda mais depois que soube que a mesma nao tinha sido comunicada pela escola a respeito do que a filha vinha fazendo.

Quer saber , gente?? Passar respeito e responsabilidade pros filhos eh o minimo para se criar um adulto no minimo sensato. Se tratando de Canada, eh questao de cidadania e conduta.

3 comentários:

  1. Gente, to chacada com isso.
    Eu tbm sou professora de crianças no ensino fund I e II e vejo sim alguns casos de n
    bulling que logo s identificados e resolvidos.
    Aho q demorou muito pra se resolver a história e houve um certo descaso da escola.

    E sem falar no tipo de coisa q sua pequena teve q ouvir, tadinha. Só lamento por isso.

    Aho q fez certo em falar com a mãe da menina e espero q isso se resolva logo e rápidamente.

    ResponderExcluir
  2. Que horror! Nao sei se estou mais assustada com o bullying, ou com o fato da escola nao ter feito nada!

    ResponderExcluir
  3. Ai, gente! Eu fiquei com tanta pena da sua filha enquanto lia o que você escreveu... Me senti muito mal porque eu sofri MUITO bullyng na escola, só que naquela época não tinha nome, né? Tudo era considerado "brincadeira" de criança... E olha, isso deixa marca para sempre, viu? Experiência própria!

    O que me deixou chocada não foi o comportamento das meninas, isso é até meio que esperado. Triste, mas é verdade. E justamente por ser esperado deveria ser acompanhado de perto e combatido! E como assim a professora MENTIU pra você dizendo que a escola estava trabalhando nisso? Que cretina!!

    Acho que você fez bem em conversar com a mãe da garota, mas sinceramente... Não se isso vai adiantar. Não que eu seja pessimista, mas enfim... Não vou me estender demais aqui para não ser chamada de preconceituosa, mas é bom você continuar observando sua filha e jamais minimizar os sentimentos de tristeza que ela apresentar. Lembro que quando sofria bullyng meu maior sonho era mudar de escola, eu pedia isso todos os dias em casa, mas como naquela época esse tipo de coisa não era tratada com seriedade, não consegui mudar... E acho que muita coisa na minha vida seria diferente se eu tivesse conseguido.

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir